Como diminuir gastos com telefone da empresa?

Cortar custos e reduzir as despesas é um desafio constante para empresários e gestores. É preciso identificar onde se tem os maiores gastos, o que fazer para diminui-los ou alternativas que promovam essa redução. As contas de telefone estão entre as principais despesas das companhias e nem sempre é fácil reduzi-las. Mas existem opções no mercado que podem ajudar a diminuir gastos com telefone.

As tecnologias que utilizam a transmissão de voz por IP – ou protocolos de internet – geram uma economia significativa no final do mês. Isso porque os telefones baseados nesse sistema, chamado VOIP, transformam os sinais de áudio analógicos, como os das tradicionais chamadas, em dados digitais. Esses dados digitais podem ser transferidos por meio da internet a um custo relativamente mais baixo do que o sistema de telefonia tradicional.

Quer saber como diminuir gastos com telefone? Então conheça nos próximos parágrafos um pouco mais sobre a telefonia VOIP.

 

Telefonia VOIP como alternativa

O sistema VOIP vem sendo adotado por muitas empresas por possibilitarem a redução de seus gastos com a conta de telefone. A telefonia VOI é todo mecanismo que utiliza a internet ou alguma rede de computadores para fazer as suas chamadas, a exemplo de programas conhecidos como o Skype e o Nimbuzz.

De uma forma geral, o VOIP utiliza apenas uma rede para carregar os seus dados, que é a internet. Essa facilidade permite que as empresas que oferecem o serviço não cobrem pelas ligações feitas entre aparelhos VOIPs, porém, se a ligação for feita para aparelhos que utilizam as redes públicas então é feita uma cobrança – geralmente a um valor inferior das chamadas tradicionais.

 

Por que a telefonia VOIP é mais barata?

Da mesma forma que acontece na telefonia tradicional, os valores das tarifas de um sistema VOIP variam de acordo com a operadora. Isso representa uma vantagem para o consumidor, que consegue contratar o serviço por preços mais acessíveis devido à concorrência de mercado. Assim, é necessário pesquisar para encontrar as melhores opções de mercado.

A telefonia VOIP, assim como o modelo tradicional, cobram suas tarifas por minuto de ligação. Porém, ao contrário das redes públicas, as tarifas praticadas são bem mais baratas – tanto para fixo quanto para celulares. A economia em relação à telefonia tradicional é superior a 70%, o que faz uma grande diferença para as contas da empresa no final do mês.

 

Opções no mercado

Além do baixo custo das ligações, a telefonia VOIP oferece outras vantagens, como a mobilidade. O sistema pode ser usado em celulares e smartphones conectados à internet, o que permite utilizar o serviço em qualquer lugar e com as mesmas vantagens de se utilizar na empresa. Outras possibilidades também se tornam acessíveis como, por exemplo, uma central de ramais que direcionam o cliente para o setor com o qual ele quer falar.

O mercado possui diversas empresas, como a FaleMais, que oferecem o serviço de telefonia VOIP com qualidade e planos e tarifas diferentes dos praticados pelo modelo tradicional.

Já conhecia a telefonia VOIP? Compartilhe nos comentários o que tem feito para diminuir os gastos com telefone.