Conheça 3 benefícios da fibra ótica plástica

Você já ouviu falar sobre as fibras óticas plásticas? Diferente da tradicional, feita de vidro, elas surgiram como uma alternativa no mercado das telecomunicações unindo qualidade e custo mais baixo na transmissão de dados por pulsos de luz.
As fibras óticas plásticas são ideais para pequenas distâncias e redes com vários usuários, atendendo muito bem nos serviços de internet para pequenas e médias empresas.
Por suas vantagens e a necessidade cada vez maior de sistemas de comunicação eficientes nos ambientes corporativos, muitas empresas e indústrias estão aderindo às fibras óticas plásticas, que aliam a alta qualidade na transmissão dos dados a preços acessíveis.

Quer saber mais? Conheça agora os 3 benefícios das fibras óticas plásticas:

1. Qualidade e segurança
Apesar de não poderem ser usadas em longas distâncias como as de vidro, as fibras óticas plásticas apresentam uma ótima capacidade de condução dos dados em pequenas distâncias e espaços fechados. Para quem depende da internet para trabalhar, por exemplo, elas aparecem como ótimas alternativas aos cabeamentos de metais tão usados no mercado.

Se compararmos aos cabos de cobre, por exemplo, veremos que a transmissão é muito superior com a fibra plástica, que não sofre com a interferência eletromagnética. Como o plástico é um material isolante, as interferências comuns que poderiam resultar na perda de informações e distorções na transmissão do sinal não acontecem. Assim, o usuário conta com maior segurança dos dados que estão sendo transportados.

2. Material flexível e resistente
Flexibilidade e resistência são duas das principais características que tornam as fibras óticas plásticas vantajosas no mercado. Elas podem ser cortadas e dobradas facilmente para se adaptar a diferentes ambientes sem sofrer danos. Além disso, suportam altas temperaturas e desgastes causados por corrosão, atritos ou impactos.

Dessa forma, a necessidade de manutenção durante os anos de uso será menor, já que o material não vai apresentar problemas facilmente. Além da redução de custo proporcionada, a flexibilidade e resistência das fibras óticas plásticas vão evitar dores de cabeça a seus usuários.

3. Baixo custo e maior velocidade
Com o uso de materiais de baixo custo e facilidade de instalação e manutenção, as fibras óticas plásticas se tornam uma opção muito interessante em relação ao seu custo para pequenas e médias empresas.
A instalação do produto não requer o uso de caixas de emenda na instalação, motivo que tornou o produto mais popular no mercado, atendendo principalmente empresas e condomínios.

Outro ponto que devemos destacar é que, independentemente do material, as fibras óticas oferecem uma velocidade maior do que os fios de cobre, uma grande vantagem para redes que precisam ser divididas com vários usuários.
Portanto, ao somar a qualidade e a segurança na transmissão de dados, maior velocidade e o preço de instalação e manutenção mais baixos oferecidos pelas fibras óticas plásticas, é notável que o produto é bem mais vantajoso em certas situações que seus concorrentes.
Interessou-se pelas vantagens que as fibras óticas plásticas oferecem? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as melhores soluções de comunicação para sua empresa!