Conheça a telefonia digital, uma tendência no futuro das empresas

O termo telefonia digital refere-se ao conceito de VoIP, ou Voz sob Protocolo de Internet. A grosso modo, é o serviço através do qual se podem fazer chamadas telefônicas por meio de um sinal de internet.

Diante das inúmeras possibilidades da telefonia digital, é possível que, muito em breve, o telefone como o conhecemos venha a tornar-se obsoleto. Como já ocorre com os aparelhos de TV, a telefonia analógica dará lugar à telefonia digital. No mercado brasileiro, por exemplo, há uma estimativa de crescimento para o VoIP de 18% cento até 2017.

Conheça no post de hoje como a telefonia digital será uma tendência promovendo a melhor qualidade no atendimento das empresas. Acompanhe!

 

Familiarize-se com essa revolução tecnológica

O upgrade mais importante aqui é ampliação das possibilidades de troca de informações, que acontece não apenas por voz, mas também por meio de vídeo e texto. Os dispositivos mobile, como tablets, smartphones e outros ligados à “internet das coisas” estão aptos para serem utilizados com essa tecnologia, basta que possuam câmera, microfone e alto-falante.

Atualmente, já nos familiarizamos com esse tipo de serviço com as aplicações gratuitas, como Skype, Whatsapp e Google Talk. Nesse cenário, houve um crescimento da telefonia digital, devido também à ampla oferta de bandas largas de melhor qualidade.

 

Conheça as principais vantagens da telefonia digital

Economia

​Para o bolso do consumidor, trata-se de uma excelente notícia, pois a telefonia digital diminui os custos das ligações. Essa economia deve-se ao fato de que uma ligação efetuada em rede convencional consome mais Kbp/s do que uma chama de voz em VoIP. Com a telefonia VoIP, temos vantagens tais como: chamadas telefônicas sem custo adicional (você paga apenas a franquia de internet contratada) e videoconferências individuais ou em grupo com custos reduzidos.

Mais recursos para a troca de informações

​Além do aprimoramento de recursos já presentes na telefonia analógica, no que se refere ao gerenciamento das chamadas, com melhores ferramentas de identificador e reencaminhamento, a telefonia digital torna possível realizar compartilhamento de arquivos em formatos diversos, como planilhas, vídeos, arquivos de texto, apresentações em slides, documentos em pdf, entre outros.

Integração com a telefonia analógica

Sobre esse aspecto, há que ressaltar a possibilidade de realizar chamadas de um dispositivo VoIP para um telefone das redes públicas. Geralmente, esse tipo de ligação tem um custo bastante reduzido.

Otimize a comunicação em sua empresa com serviço VoIP

Existe uma diferença entre a telefonia digital para usuários comuns — demanda facilmente atendida por meio dos aplicativos populares já citados — e a telefonia digital corporativa, que necessita de aplicações com recursos mais elaborados de tecnologia da informação para proteger os dados da empresa.

Para migrar do analógico para o digital em telefonia, empresas precisam contratar um serviço de IP que proverá a conectividade através de software VoIP corporativo. A economia obtida por meio da utilização da telefonia digital garante retorno rápido desse investimento.

Outra vantagem notória é a agilização e a maior eficiência na comunicação interna de sua empresa. A tecnologia VoIP estreita os laços e agiliza a comunicação entre funcionários, entre setores e, até mesmo, com clientes e fornecedores, por conta do uso de uma plataforma integrada e multimídia. Dessa maneira, nota-se um significativo ganho de produtividade.

Quer ficar por dentro das novidades em telefonia digital? Siga nossas redes sociais e saiba mais como essa tecnologia poderá melhorar o trabalho em sua empresa!