Atendimento via telefone ou redes sociais? Qual o melhor?

As novas formas de comunicação e tecnologia acabam, muitas vezes, transformando o atendimento via telefone em apenas mais uma das diversas maneiras de se comunicar com o público. O empresário que sabe a importância de estar sempre próximo ao cliente também procura conhecer as soluções para os novos meios de comunicação. E isso é bom. No entanto, essa diversidade de canais pode gerar trabalho excessivo, custos desnecessários e muitas dúvidas.

Hoje, vamos destacar neste post os benefícios que o atendimento via redes sociais e o atendimento via telefone oferecem. Acompanhe!

Características do atendimento via redes sociais

Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram; onde o seu público está? Antes de oferecer atendimento em uma dessas plataformas, é importante saber se o seu consumidor as utiliza com frequência e se elas são, de fato, importantes para complementar a comunicação da sua empresa e aproximar ainda mais os seus públicos.

As redes sociais oferecem os grandes benefícios da proximidade e da agilidade. Por meio delas, seu cliente poderá entrar em contato a qualquer hora do dia, onde estiver, sem maiores empecilhos. Isso ajuda a evitar frustrações e longas esperas, além de aumentar a credibilidade de sua marca.

No entanto, não se esqueça: para atuar nas mídias digitais é necessário contar com o trabalho de profissionais capacitados, que atuam nesse setor. Planejamento, estratégia e monitoramento são ferramentas essenciais para fazer um bom trabalho e preservar a reputação da empresa no ambiente online.

Características do atendimento via telefone

O bom e velho telefone pode até não estar em evidência como as redes sociais, mas ainda assim é um canal muito importante para a comunicação de qualquer empresa. Além disso, esse tipo de atendimento se destaca pela acessibilidade oferecida, já que qualquer pessoa pode utilizar esse meio, mesmo que seja usando um telefone público.

Outro diferencial do atendimento via telefone é o aspecto humanizado que ele oferece, uma vez que o cliente pode entender melhor o contexto, as explicações e a intenção da empresa expressas no tom de voz do atendente. O atendimento via telefone não deve ser substituído por nenhum outro canal de comunicação; os demais canais servem para complementar.

Benefício da integração entre telefone e redes sociais

integração do atendimento em redes sociais e telefone é uma boa escolha para quem deseja demonstrar interesse, atenção e disponibilidade com o cliente. Afinal, oferecer opções variadas de comunicação é também uma boa forma de agradar ao público. Resta saber quais serão os canais escolhidos nas redes sociais, de acordo com a presença do seu consumidor em cada um deles.

Prepare sua equipe para atender com excelência nos dois canais

A capacitação da equipe é essencial tanto para o atendimento via telefone quanto para redes sociais. Os atendentes precisam ser gentis, disponíveis e possuir conhecimento pleno sobre o produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Considere também contratar pessoas com bom senso de improvisação, para momentos inesperados. Mais importante do que o canal escolhido para atender é definir corretamente a forma como se atende. Pense e valorize isso, sempre!

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a definir as melhores estratégias de comunicação para a sua empresa, seja por meio de atendimento via telefone ou por meio das redes sociais. Se você tem alguma dúvida, sugestão ou contribuição sobre o tema, deixe seu comentário neste post!

Deixe um comentário