fbpx

Como melhorar a rede Wi-Fi? Conheça 6 dicas infalíveis!

Quem nunca se pegou olhando para o roteador de casa ou do trabalho e pensando: será que está funcionando direito? Sim, o sinal do Wi-Fi é um milagre da modernidade, mas pode acabar com o seu dia ao perceber que a internet não está pegando dentro do escritório ou na sala de reuniões onde vai acontecer uma videoconferência em alguns momentos.

Existem algumas dicas que ajudam os usuários na busca pela melhoria do sinal Wi-Fi e que objetivam acabar com os problemas de conexão. Confira algumas delas!

Compre um roteador de qualidade

Muita gente se contenta com o roteador fornecido pela empresa de internet (aqueles que em muitas vezes são modem e roteador no mesmo aparelho). Apesar de serem suficientes para ambientes pequenos, esses roteadores são muito simples e sua abrangência de sinal e velocidade de transmissão são bem aquém dos modelos disponíveis no mercado.

Se você quer uma conexão legal, o primeiro passo é pensar na qualidade do aparelho responsável pela emissão do sinal. Lembre-se de que esses aparelhos padrões das empresas de internet têm antenas internas e que o ideal para a boa transmissão do sinal é o uso de roteadores com uma ou mais antenas externas.

Atualize o hardware

Os roteadores são como o seu celular. De tempos em tempos os fabricantes disponibilizam uma atualização do hardware para que sejam corrigidos erros de funcionamento e sejam feitas melhorias na performance.

No site dos fabricantes é possível encontrar esses arquivos de download, por isso, fique sempre atento pois a ampliação da qualidade do sinal pode ser resolvida de maneira simples.

Não obstrua o sinal do roteador

Apesar de não ser algo palpável, o sinal do roteador é bloqueado por qualquer coisa sólida que fique em seu caminho. Deixe o seu roteador o mais livre possível e nunca coloque nada em cima dele.

Muita gente acha o pobre aparelho um terror para a decoração, mas, infelizmente, é melhor deixá-lo à vista das pessoas do que ficar sem sinal em lugares estratégicos.

Use extensores de sinal wi-fi

Existem alguns aparelhos já disponíveis no mercado que prolongam a abrangência do sinal, são chamados extensores de Wi-Fi. Utilize um (ou mais de um, dependendo do tamanho do imóvel) e veja se o sinal ganha força nos locais mais distantes.

Reforce a segurança

Sim, o filho do seu vizinho pode ser um protótipo de hacker que já aprendeu a roubar o Wi-Fi alheio. Parece exagerado, mas muita gente conhece truques para usar a internet de outrem, por isso, reforce sempre a segurança da sua rede e nunca, nunca mesmo, deixe sua rede sem uma senha de acesso.

Essas são algumas dicas para ampliar a eficiência do seu roteador. Lembre-se que em muitos casos o problema pode não ser o aparelho, mas sim o seu pacote de internet (que não está dando conta do seu consumo) ou a quantidade de aparelhos conectados simultaneamente na rede. Se você partilha a casa com mais pessoas, talvez seja hora de refletir se não é tempo de ampliar o pacote de dados!

Gostou das dicas sobre como melhorar a rede wifi? Então deixe seu comentário ou acrescente mais uma dica para a nossa lista!

Deixe um comentário