Perguntas Frequentes

Internet

A internet via Fibra ótica faz com que o sinal transite até você em forma de luz, e não há nada mais rápido do que a luz que viaja a 300 milhões de quilômetros por segundo. Dessa forma, a internet via Fibra Ótica permite que a sua navegação seja muito mais rápida, segura e estável, garantindo assim um excelente desempenho para assistir filmes, jogar online, realizar downloads e trabalhar. Clique aqui e descubra qual é o plano NWI Fibra ideal para você!

Basta entrar em contato conosco através do número +55 (61) 3322-3200 ou, se preferir, preencha o formulário de contato clicando aqui e nós ligaremos para você!

Confira as opções de planos disponíveis clicando aqui.

Basta entrar em contato conosco através do número +55 (61) 3322-3200 ou, se preferir, preencha o formulário de contato clicando aqui e nós ligaremos para você. Para conhecer os nossos planos e combos clique aqui!

Para cancelar o seu plano de internet, entre em contato conosco através do número +55 (61) 3322-3200.

No caso de upgrades, o seu Consultor Comercial NWI poderá analisar as necessidades do estabelecimento e orientá-lo quanto ao plano ideal para atender à sua demanda. Caso você ainda não esteja sendo atendido por um Consultor, entre em contato conosco através do número +55 (61) 3322-3200 ou, se preferir, preencha o formulário de contato clicando aqui e nós indicaremos um profissional para lhe atender.

Caso esteja sem acesso à internet, realize os testes abaixo para reestabelecer sua conexão:
1 – Desligue o roteador, aguarde 5 segundos e ligue-o novamente. (geralmente o botão liga/desliga fica na parte de trás do aparelho).
2- Desconecte o cabo de rede e o conecte novamente.
3- Vá até o seu computador ou celular e verifique o status de conexão observando o símbolo localizado perto da hora e da data (se está com um x vermelho ou com um triangulo amarelo).


4 – Se a conexão não for reestabelecida, conecte o cabo de rede diretamente ao computador ou notebook e verifique novamente.
5 – Se após todos os testes ainda não houver conexão, entre em contato conosco através do número +55 (61) 3322-3200 e escolha a opção “suporte”.

Esse procedimento se chama “boot”. A conexão geralmente é reestabelecida por fazer com que o modem realize uma nova conexão com a placa de rede.

Para medir a velocidade da sua internet você precisará conectar o seu computador ou notebook diretamente ao roteador via cabo, dessa forma, evitaremos qualquer tipo de interferência e o resultado será mais assertivo. Acesse o site http://www.brasilbandalarga.com.br e inicie o teste.

Entre em contato com a nossa central de atendimento através do número +55 (61) 3322-3200 e nossa equipe irá analisar a viabilidade para a região e dará início aos procedimentos para instalação.

Entre em contato com a nossa central de atendimento através do número +55 (61) 3322-3200 e nossa equipe irá analisar a viabilidade para a região e dará início aos procedimentos para instalação.

A NWI não reduz a velocidade de navegação em nenhum momento.

Wi-Fi

Na maioria dos casos, a lentidão é resultado da saturação da banda, que ocorre quando há um grande número de dados sendo trafegados excedendo assim o limite do pacote contratado.

A saturação de banda ocorre quando há um grande número de trafego de dados ou dispositivos conectados à rede acabando por utilizar além do limite contratado. Quando isso acontece, a rede precisa distribuir o sinal por todos os dispositivos ou fontes de tráfego de dados, ocasionando assim lentidão na navegação.

A NWI não reduz a velocidade de navegação em nenhum momento.

Se o seu indicador de Wi-Fi está fraco, podem existir duas causas para isso:

  • O seu dispositivo pode estar muito longe do roteador. Quanto maior for a distância, menor será o sinal.
  • Presença de elementos como: televisores, micro-ondas, geladeiras, espelhos, metais, aquários, paredes e azulejos. Eles podem causar interferências no sinal do Wi-Fi e lentidão.
  • Para medir a velocidade da sua internet você precisará conectar o seu computador ou notebook diretamente ao roteador via cabo, dessa forma, evitaremos qualquer tipo de interferência e o resultado será mais assertivo. Acesse o site http://www.brasilbandalarga.com.br e inicie o teste.

    Porque a sua rede será compartilhada com todos os usuários conectados. Quanto mais pessoas conectadas, mais lento será o sinal.

    Roteadores

    Deixe o seu roteador o mais alto possível, livre de obstáculos, e nunca em cima de outro equipamento eletrônico. Mantenha as antenas do roteador Sempre apontadas pra cima. Em roteadores que possuam mais de uma antena, as posicione em forma de V. A instalação do roteador deve ser feita no ponto central a sua residência.

    Passo 1 - Abra qualquer página da internet e digite o endereço de IP para configuração do roteador que é 192.168.1.1 e em seguida pressione Enter.
    Passo 2 - Digite o Nome de Usuário (User Name) e Senha (Password) na página de login. Nesse caso admin em ambos os campos e em seguida pressione ok.
    Passo 3 - Clique em Wireless->Wireless Settings localizado no lado esquerdo da tela para abrir a página de configuração da rede sem fio (wi-fi). Conforme abaixo.


    Passo 4 - Configuração da rede sem fio (wi-fi).
    SSID: Digite um nome para a sua rede sem fio (wi-fi), podendo ser qualquer nome à sua escolha.
    Region Selecione o seu país.
    Channel: Selecione o canal de rádio para sua rede sem fio. (melhores canais a serem utilizados 1, 6, 11)
    Mode: Selecione (802.11 b/g).
    Enable Wireless Router Radio/Enable SSID Broadcast: Estas duas opções devem ser habilitadas.
    Enable Wireless Security: Caso não deseje proteger sua rede sem fio (wi-fi) não habilite esta opção.
    Passo 5 - Pressione Save para salvar as configurações.  

    Nota:
    1. Se houver muitas redes sem fio próximas, no campo Channel (canal) altere para qualquer outro a fim de melhorar o sinal.
    2. O Mode poder ser alterado para 108 Mbps estático (802.11g) somente quando seu adaptador wireless suportar tecnologia Super G.7 Fonte: TP-Link

    1) Instalando o roteador
    Talvez esse seja o passo mais simples de todo o tutorial: você precisa ligar um cabo de rede ao seu modem e a outra ponta na entrada WAN do seu roteador. Feito isso, conecte outros computadores via cabo, caso você venha a ter algum.
    Essa instalação é necessária pois, assim, a conexão sai do seu modem e passa para o roteador que, por sua vez, a distribui para as diferentes máquinas que estarão em rede.
    2) Acessando a página de configuração do roteador

    Com o roteador conectado, é hora de entrar nas configurações do seu aparelho. Para acessar a página, entre com o seguinte endereço em qualquer navegador:
    http://192.168.0.1
    Em “User Name”, utilize o nome “Admin”; em “Password”, você  pode deixar o campo em branco.
    Clique em “OK” e entre na tela de configuração do roteador D-Link.
    3) Protegendo as suas configurações
    Para aumentar a segurança das suas configurações, é interessante que você tome algumas medidas como alterar a senha geral do roteador e selecionar a maneira de conexão da sua rede.
    3.1) Alterando a senha

    Clique em “Maintenance” e clique no botão “Admin Setup”. Feito isso, crie uma nova senha no campo sob “Administrator”. Confirme e clique em “Apply”. Pronto, a senha geral foi alterada.
    3.2) Escolhendo o tipo de conexão ativa
    Para evitar que computadores fora da sua rede tentem se conectar, você pode optar em desligar a conexão sem fio do seu roteador, de forma que somente os computadores ligados por cabo possam se conectar.

    Para fazer isso, é muito simples. Basta você, na tela principal do roteador, escolher a opção “Wireless Setup” e desmarcar a caixa “Enable Wireless”.
    4) Configurando a senha para conexão sem fio
    Caso você deseje que a sua rede tenha conexão sem fio ativa para todos os usuário, é importante que você coloque uma senha para manter a segurança de todos e evitar que terceiros utilizem a rede.
    Para fazer isso, dentro da página inicial do roteador, encontre o botão “Wireless”. Dentro da opção, clique em “Wireless Settings”. Na área nomeada “Wireless Security Mode”, escolha a opção “Enable WEP Wireless Security”.

    Em “WEP Encryption”, selecione “128Bit”. Em seguida, no campo “WEP Key”, você deve incluir uma nova senha para a sua rede sem fio.

    Quando terminar, clique no botão “Save Settings”, presente no topo da tela.
    5) Altere o seu SSID
    Caso você prefira mudar o nome da sua rede, tornando-a mais fácil de ser localizada pelos computadores que compartilham a sua conexão, clique em “Wireless Settings”. Dentro dessa área, vá até “Wireless Network Settings” e, no campo “Wireless Network Name”, inclua o nome que você quer dar à sua rede.

    Feito isso, salve o título clicando em “Save Settings”, no topo da tela.
    Para desativar a transmissão de SSID, selecione a opção “Enable Hidden Wireless”. Isso ocultará o nome da rede, deixando-a escondida para pessoas que possam querer compartilhar a sua conexão.
    6) Filtrando os endereços MAC
    Para filtrar os endereços MAC, clique na aba “Advanced” na tela de configuração do seu D-Link e selecione a opção “Network Filter”.
    Nessa área, selecione a opção “Turn MAC Filtering ON and ALLOW computers listed to access the network”. Basicamente, você estará permitindo que os computadores listados possam se conectar à sua rede.

    Digite o nome e o endereço MAC dos computadores que você deseja manter em sua rede, começando com a máquina que você está usando para configurar o roteador. Para finalizar, clique em “Save settings”, no topo da tela.
    Fonte: Tecmundo

    Passo 1. Com o aparelho ligado e conectado a um computador via cabo, abra o navegador e digite na barra de endereços o endereço de IP que está gravado na base do roteador. Em nosso teste, o número é 192.168.0.1. Em seguida, pressione ‘Enter’

    Insira no campo de endereços o IP escrito na parte de baixo do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Passo 2. Na janela de login, digite admin como senha e avance.

    Senha padrão é admin (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Passo 3. A próxima tela irá pedir a configuração da rede sem fio, mas é aconselhável acessar as configurações avançadas, cujo botão está localizado no topo direito.

    Acesse as configurações avançadas do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Passo 4. Clique na opção "Configurações Wan".
    Passo 5. Agora é a hora de definir o tipo de conexão, seja por IP Estático ou PPPoE. Para saber qual é a opção correta para você, é preciso saber qual das duas conexões seu prestador de serviços de Internet utiliza.

    Modos mais comuns de conexão são PPPoE e IP Estático (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Se você usa e-mail ou número de telefone e senha para se conectar, escolha PPPoE, preencha essas informações na tela e pule para o passo 7.
    Passo 6. Se o IP da sua conexão é estático, é necessário preencher os campos "Endereço de IP", "Máscara de sub-rede", "Porta" e "Servidor DNS" – tudo pode ser obtido entrando em contato com seu prestador de serviços de Internet. Ao terminar de preencher, clique em "Ok”.

    Informações para preenchimento podem ser obtidas com empresa fornecedora de Internet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Passo 7. Para verificar se a conexão está estabelecida, vá até a opção "Estado do Sistema" e verifique se "Estado da Conexão" exibe "Conectado”.

    Verifique o status da conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Configurando as credenciais da rede
    Por padrão, a rede Wi-Fi criada pelo roteador tem o nome do aparelho e, como senha, um número gravado na parte de baixo do equipamento. Porém, você pode alterar essa informações quando quiser, veja como:
    Passo 1. No menu em azul, clique em "Configurações Sem Fio".
    Passo 2. No campo ‘SSID’, insira o nome que desejar para a rede Wi-Fi.

    Em SSID, nomeie sua rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Passo 3. Em seguida, clique na opção "Segurança Sem Fio" e escolha um método de criptografia para a senha – pode ser a WPA2 – PSK. Em seguida, no campo "Chave", insira a senha de sua preferência. Esta será a senha usada pelos computadores e smartphones para acessar a Internet.

    Escolha uma senha para seu Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Mudando a senha do roteador
    Como os roteadores vêm de fábrica com a senha admin para acessar suas configurações, é necessário alterá-la para impedir que estranhos invadam seu aparelho.
    Passo 1. Clique em "Ferramentas do Sistema" e, em seguida, em "Mudar Senha".
    Passo 2. Nos campos abaixo, preencha com a senha admin e a nova senha de sua preferência, confirmando em seguida – é essencial que esta senha seja diferente da senha do Wi-Fi.

    Mude a senha do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
    Fonte: Techtudo

    Passo 1 - Inicialmente, consulte na caixa do produto o IP que você deve digitar no seu navegador. Provavelmente a embalagem irá informar o seguinte ip: 192.168.0.1. Abra o navegador com o roteador Link One já ligado. É melhor que você use um cabo de rede para acessar o roteador do que tentar fazer uma conexão wireless. Conecte o cabo entre o roteador Link One e o seu computador.
    Passo 2 - Será aberta uma página em que é pedido senha e usuário, como é possível ver na imagem a seguir. O usuário é admin, a senha também é admin. Essa parte do login poderá ser mudada posteriormente, é apenas o primeiro acesso que o fabricante padroniza. Digitado a senha, clique em OK.

    Passo 3 - Para continuar a configuração do roteador Link One vá até a aba Wireless, no topo, e vamos começar as configurações básicas: em SSID informe o nome da sua rede, lembrando que ela não pode conter espaços e muito cuidado se for usar caracteres especiais, opte pelo nome mais simples e comum o possível. Colocado o SSID, clique em OK.

    Passo 4 - Agora vá até QoS para que possa ser definida a senha de usuário. Opte pela WPA-PSK, que é o modelo de segurança mais difícil de ser quebrado, o algoritmo utilizado pelo WPA será o AES. Informe a senha, lembre-se de colocar uma senha segura, pois senhas fáceis farão com que seus vizinhos comecem a usar a sua rede wireless também. Clique em OK.

    Passo 5 - Último passo será mudar a senha do usuário admin, do seu roteador Link One, que inicialmente estava definido como senha admin.
    Passo 6 - Vá em Ferramentas, no topo, e depois no menu esquerdo clique em Mudar Senha. Informe a senha atual, que será admin. E então digite a nova senha, confirme-a e clique em OK. E pronto, o seu roteador Link One já está configurado e você pode começar a usá-lo.

    Fonte: Um como