fbpx

7 dicas para aumentar a velocidade da internet banda larga!

A demanda por conexões de rede mais poderosas, atualmente, é grande. Isso porque a internet já oferece múltiplas opções de streaming em alta resolução, além de games e outras aplicações pesadas que consomem cada vez mais banda. Felizmente, há diversos métodos para aumentar a velocidade da internet.

Reunimos aqui algumas dicas a esse respeito. Confira:

1. Verifique primeiro o seu hardware

Antes de iniciar uma reclamação com a empresa que lhe fornece o sinal da internet, reinicie o roteador e o modem. Para isso, desconecte-os da tomada e reconecte os equipamentos cerca de 20 segundos depois.

Existem roteadores com diversas configurações. Alguns, inclusive, com maior quantidade de antenas, o que otimiza o tráfego de dados, ampliando os pontos de transmissão e recepção. Os aparelhos de melhor qualidade responderão por maior amplitude de sinal. Verifique se há a necessidade de uma troca de roteador. Isso pode melhorar significativamente a qualidade do seu sinal.

2. Posicione bem seu equipamento para aumentar a velocidade da internet

Diversos fatores físicos podem interferir negativamente na qualidade do seu sinal Wi-Fi. Entre eles, destacamos as paredes grossas entre o roteador e os dispositivos conectados e o mal posicionamento do seu equipamento. Para contornar esses problemas, procure instalar o roteador em um local elevado e central, para que ele possa distribuir o mais uniformemente possível o sinal para diversos pontos de sua residência.

3. Faça a medição do seu sinal de Wi-Fi

Para isso, há diversas ferramentas disponíveis gratuitamente, tanto em websites quanto na forma de aplicativos. Uma boa opção para realizar esse tipo de medição é o site speedtest. Por meio desse recurso, você saberá se a velocidade contratada corresponde ao sinal pelo qual você está efetivamente navegando.

4. Verifique se algo está consumindo sua conexão

Softwares para download de arquivos torrent costumam consumir banda larga, mesmo estando em background no seu sistema. Ainda que você não esteja realizando download algum, os arquivos que você já baixou ficam sendo semeados para outros usuários, comprometendo a velocidade de sua conexão.

Outro fator que prejudica a velocidade da sua internet, consumindo sua banda, são os malwares. Por isso, mantenha sempre seu antivírus atualizado para que ele possa detectar alguma infecção dessa natureza.

5. Faça uma limpeza em seu navegador

Durante o uso contínuo, os navegadores de internet vão acumulando grande volume de dados. Esses arquivos costumam sobrecarregar o software, podendo tornar sua resposta mais lenta.

Para fazer essa limpeza, basta localizar a aba de ferramentas do seu navegador e selecionar a opção “excluir histórico recente”. Uma janela se abrirá e oferecerá uma série de opções a serem apagadas, tais como cookies, cache, páginas visitadas e downloads efetuados. Selecione as opções desejadas e clique no botão para efetuar o procedimento.

6. Remova barras de tarefas e add-ons de seu navegador

Alguns navegadores como o Google Chrome e Mozila Firefox possuem ampla biblioteca de add-ons. Ao longo do tempo, alguns desses programinhas que funcionam a partir desses navegadores podem também sobrecarregar seu dispositivo, consumindo mais e mais memória RAM. Dessa maneira, considere desinstalar essas ferramentas, bem como as barras de tarefas para as quais você não veja mais utilidade.

Para isso, procure pela aba “extensões” dentro das configurações de seu navegador e desabilite ou exclua os itens que desejar.

7. Solicite suporte da empresa que lhe fornece banda larga

Se depois desses procedimentos sua internet continuar lenta, você deverá solicitar o suporte por telefone ou uma visita técnica. Existem algumas configurações de seu sinal de internet as quais somente a empresa que fornece o sinal pode acessar para identificar a fonte do problema.

Gostou dessas dicas de como aumentar a velocidade da internet banda larga? Curta nossa página no Facebook para acompanhar outras informações interessantes.

Deixe um comentário